Marcos do desenvolvimento da criança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
desenvovimento da criança

O que são os marcos do desenvolvimento da criança? 

Os primeiros anos de vida da criança são marcados por um desenvolvimento rápido e amplo, e ela adquire uma série de habilidades que possibilitam a locomoção, a comunicação e a vida em sociedade.

Os marcos de desenvolvimento são o conjunto de habilidades atingido pela maioria das crianças em cada idade. O desenvolvimento das habilidades motoras costuma acontecer no sentido crânio- caudal (inicia na cabeça e vai progredindo para as extremidades), e é relativamente previsível na maior parte das crianças.

 

Quais são as categorias dos marcos de desenvolvimento da criança? 

Os marcos de desenvolvimento se dividem em:

  • Desenvolvimento motor: habilidade de utilização corporal para realização de atividades motoras.
  • Desenvolvimento da linguagem: habilidade de entendimento e utilização da linguagem
  • Desenvolvimento socioemocional: habilidade que permite a interação social, o entendimento das regras e a expressão das emoções
  • Desenvolvimento cognitivo: habilidade de aprendizado e resolução de problemas

Quais são os principais marcos de desenvolvimento da criança de acordo com cada idade? 

Os principais marcos do desenvolvimento segundo cada idade são apresentados a seguir:

Entre 1 e 2 meses:

  • O bebê consegue perceber melhor o rosto humano e fixar o olhar

Entre 2 e 3 meses: 

  • O bebê começa a sorrir e seguir com o olhar.
  • Quando colocado de bruços, levanta a cabeça e os ombros.

Entre 4 e 6 meses: 

  • O bebê abre as mãos, começa a pegar objetos, vira a cabeça na direção de vozes ou de objetos sonoros
  • O bebê começa a emitir alguns sons (guuu, eeee)

Entre 6 e 9 meses: 

  • O bebê começa a sentar sem apoio, tenta se arrastar, engatinha
  • O bebê começa a emitir sílabas isoladas (ba, da, ga).
  • O bebê tem interesse por objetos, pegando-os com as mãos e levando até a boca. Já pega objetos pequenos.
  • O bebê já coloca as mãos no copo ou na mamadeira.
  • O bebê começa a bater palmas e dar tchau
  • O bebê já reconhece o cuidador
  • Nessa época a ansiedade de separação começa, e o bebê chora ao ver pessoas estranhas.

Entre 9 meses e um ano: 

  • O bebê anda com apoio, fica em pé sem apoio
  • O bebê imita gestos
  • O bebê faz pinça com os dedos
  • Entre um ano e um ano e meio:
  • O bebê anda sozinho e já enxerga como um adulto
  • O bebê consegue comunicar o que deseja, apontando e emitindo sons.
  • O bebê forma frases curtas com duas ou três palavras

Entre um ano e meio e dois anos: 

  • O bebê corre e sobe degraus

Entre 2 e 3 anos:

  • A criança fala o próprio nome, começa a elaborar frases, reconhece e nomeia seus objetos, reconhece-se no espelho, brinca de faz-de-conta.
  • A criança pula erguendo os dois pés do chão, e aponta partes do seu corpo.
  • Nessa época, a criança começa a iniciar o desfralde, incomodando-se com as evacuações.

Entre 3 e 4 anos: 

  • A criança começa a se vestir sozinha

Entre 4 e 5 anos: 

  • A criança começa a contar histórias, reais ou inventadas
  • A criança é capaz de executar 3 ordens solicitadas em sequência
  • A criança tem um aprimoramento da coordenação motora fina, e mostra isso nos desenhos
  • A memória e a linguagem aumentam, e a criança começa a usar uma lógica concreta
  • A autoimagem e a autoestima começam a se desenvolver
  • A criança começa a valorizar e se identificar com os amigos, e começa a entender os gêneros

Entre 7 e 9 anos:

  • A criança começa a se reconhecer e considerar quem ela é, e como deve ser.

A partir dos 10 anos:

  • A criança já está chegando na puberdade, com todas as mudanças relacionadas à essa fase da vida se iniciando

Tenho amigas com bebês da mesma idade que o meu, e meu bebê não faz todas as coisas que os outros bebês. Devo me preocupar? 

Há uma faixa etária em que as aquisições motoras, de fala e de socialização são esperadas, e não há uma idade rígida para que elas ocorram. Alguns bebês se desenvolverão mais rapidamente, e outros bebês mais para frente. Assim, comparar o seu bebê com outros da faixa etária não será útil para a identificação de um possível atraso do desenvolvimento, e pode trazer preocupações desnecessárias.

 

Qualquer atraso nos marcos de desenvolvimento é preocupante? 

As crianças podem ter variações que ainda estão dentro da normalidade em relação ao desenvolvimento. E algumas crianças vão ter atraso em uma categoria, mas estarão de acordo com o esperado nas outras. Assim, é preciso uma avaliação individual de cada caso, e o pediatra que acompanha a criança rotineiramente é o melhor profissional para avaliar a normalidade ou não do atraso específico.

 

O que fazer se eu observar que meu filho não atinge os marcos de desenvolvimento adequados para a idade? 

O pediatra costuma avaliar os marcos de desenvolvimento a cada consulta de puericultura. Assim, o acompanhamento periódico da criança nas consultas de rotina já possibilita a identificação de qualquer possível variação no desenvolvimento. Caso você perceba alguma dificuldade na aquisição de habilidades pelo seu filho, comente com seu pediatra na próxima consulta, para que ele possa orientar a melhor conduta.

 

Conclusão 

O desenvolvimento infantil é marcado pela aquisição de habilidades motoras, de linguagem e sociais, e ocorre de uma maneira mais ou menos previsível dentro de uma determinada faixa etária. Através da observação dos marcos de desenvolvimento, podemos avaliar se a criança está se desenvolvendo de maneira adequada. É importante lembrar que cada criança tem seu ritmo, e as comparações não são úteis para o diagnóstico de atrasos no desenvolvimento.

Se você está em dúvida sobre as aquisições do seu bebê, converse com o pediatra, que orientará sobre a normalidade ou não dá situação, e orientará a melhor conduta a ser tomada.

Dra. Mariana Nogueira de Paula, mãe da Ana Luísa, Helena e do Miguel.

Pediatra, Gastropediatra e Hepatologista Infantil
Santo André e Grande ABC

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts relacionados

bebê arrotar

Meu bebê precisa arrotar?

O recém-nascido inicia suas primeiras mamadas e a preocupação com o arroto surge logo nos primeiros dias. Será que o bebê realmente precisa arrotar? Leia

miosite

Miosite viral e sinovite transitória

A miosite viral e a sinovite transitória são duas condições ortopédicas súbitas, podem ocorrer em crianças, e causam estranheza e preocupação aos pais. Abaixo, vamos

disquesia do bebê

Disquesia do bebê

A disquesia do bebê é um distúrbio funcional da evacuação, que costuma ocorrer antes dos 9 meses de idade.   O que é a disquesia

giardíase em crianças

Giardíase em crianças

A giardíase em crianças é uma infecção que ocorre no mundo todo, principalmente em regiões com condições sanitárias precárias. A infecção acomete crianças frequentemente, e

Dengue em crianças

Dengue em crianças

Os casos de dengue em crianças aumentaram nos últimos meses no nosso país, e as crianças também são muito afetadas pela doença.   O que