Medicamentos na amamentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
medicamentos na amamentação

O uso de medicamentos na amamentação é uma das principais dúvidas das mães.

A amamentação é muito importante para o recém-nascido, e o desejável é que seja mantida até os dois anos ou mais, por todos os benefícios que proporciona. Nesse período, é muito comum que a mãe precise utilizar medicamentos, e por receio de fazer mal ao bebê, interrompa o aleitamento materno.

 

Todos os medicamentos que a mãe que amamenta utiliza fazem mal ao bebê? Preciso parar de amamentar se precisar tomar um medicamento?

A maioria dos medicamentos utilizados pelas mães é compatível com a amamentação, poucos fármacos são contraindicados ou devem ser administrados com cautela por riscos ao bebê.

Isso significa que a amamentação pode e deve ser mantida quando a mãe estiver fazendo uso de medicações.

O obstetra que acompanha a mãe e o pediatra da criança podem orientar medicamentos seguros para serem usados durante a amamentação, sem que precise ocorrer o desmame.

 

Os medicamentos passam para o leite materno?

A maioria dos medicamentos passa para o leite materno, mas em pequenas quantidades, e eles nem sempre são absorvidos pelo intestino do bebê.

 

Qual o melhor momento para se tomar um medicamento quando estiver amamentando?

O melhor momento para tomar as medicações é logo após amamentar ou cerca de duas horas antes da próxima mamada, quando possível.

Posso tomar analgésicos e anti-inflamatórios durante a amamentação?

Os analgésicos que não necessitam de prescrição médica são geralmente seguros para uso na amamentação. Entre eles, estão o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno. O AAS (ácido acetilsalicílico) deve ser usado com critério, com riscos de anorexia, anemia hemolítica, petéquias, tempo de sangramento prolongado, acidose metabólica e síndrome de Reye ao lactente.

 

 

Posso tomar antialérgicos durante a amamentação?

Os antialérgicos não sedativos são preferíveis aos sedativos, e podem ser utilizados durante a amamentação. Não há confirmação científica de supressão da produção de leite com o uso dessas medicações.

 

Posso tomar antibióticos durante a amamentação?

Os antibióticos geralmente são prescritos durante um curto período de tempo, reduzindo o risco para o bebê, e são excretados em pequenas quantidades no leite materno, ou pouco absorvidos pelo intestino do bebê. A maioria é compatível com a amamentação, e quando o uso é necessário, é possível escolher juntamente com o obstetra e pediatra a melhor opção, com menos risco e mais benefício.

 

Posso usar antiácidos durante a amamentação? E medicações para náuseas e vômitos?

A maior parte dos antiácidos e medicações antiulcerosas pode ser usada com segurança na amamentação, e há várias opções de medicações seguras para a mãe que amamenta para o tratamento de náuseas e vômitos.

 

Posso usar antissépticos durante a amamentação?

Substâncias para uso tópico, que contém iodo, devem ser evitadas ou usadas com cautela pela possibilidade de absorção e concentração no leite materno, atingindo níveis tóxicos no bebê. Exemplos dessas substâncias são a levopovidona e o povidine iodado.

Etanol, clorexidina, peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio podem ser usados com segurança.

 

Posso usar anticoncepcionais durante a amamentação?

Os métodos hormonais de contracepção indicados para mulheres que amamentam são aqueles apenas com progestagênio, com recomendação de início na sexta semana após o parto. As medicações com estrogênio podem diminuir a produção de leite materno.

 

Posso usar medicações na pele durante a amamentação?

As medicações tópicas geralmente não são excretadas no leite materno em quantidades significativas, é preciso apenas cuidado com aquelas aplicadas perto da região do mamilo.

 

Posso usar protetor solar durante a amamentação?

Os protetores solares a base de ácido p-aminobenzóico, benzofenonas e óxido de zinco são seguros durante a amamentação.

 

Posso usar repelentes durante a amamentação?

Não há estudos suficientes sobre o uso de repelentes na amamentação, mas eles parecem ser seguros e podem ser indicados. Os repelentes a base de DEET e icaridina são os mais frequentemente recomendados.

 

Posso usar drogas ilícitas durante a amamentação? E álcool e cigarro?

Drogas ilícitas são contraindicadas durante a amamentação. Bebidas alcoólicas e cigarro também não são recomendados na amamentação, mas o uso criterioso de menos de 0,3g/kg de peso de álcool não é incompatível com o aleitamento materno. Mães tabagistas devem manter a amamentação, pois a suspensão da amamentação pode trazer maiores riscos à saúde do bebê, em relação ao tabaco excretado no leite materno.

 

Devo evitar algum alimento durante a amamentação?

Alimentos com cafeína, chocolate e aspartame são seguros na amamentação. O Excesso de café e chocolate já foram relacionados com irritabilidade e cólicas nos lactentes.  Se isso dor observado no seu bebê, as doses devem ser limitadas.

Mães com dieta vegetariana devem suplementar sua alimentação com vitamina B12, para não haver deficiência no bebê.

 

Posso usar cosméticos durante a amamentação? E tinturas para cabelo?

As tinturas para cabelo que não contém chumbo são seguras na amamentação. As que possuem amônia devem ser utilizadas com cautela, mas não são contraindicadas.

Produtos com formol na formulação são contraindicados.

A toxina botulínica (botox) deve ser realizada com cautela. Quando aplicada corretamente, no músculo, não atinge a circulação sanguínea e é segura.

 

Posso fazer tatuagens durante a amamentação? E piercings?

É preciso ter cuidado com tatuagem nos mamilos, com risco de dermatite e obstrução dos ductos mamários. Outras tatuagens, com as medidas de assepsia e higiene corretas, são seguras durante a amamentação.

Piercings nos mamilos podem causar lesão aos ductos mamários e obstrução.

 

Conclusão

A maioria das medicações utilizadas pelas mães que amamentam é segura, não interferindo na produção do leite materno e nem na saúde do bebê. Entretanto, por falta de informação, muitas mães suspendem a amamentação quando necessitam realizar um tratamento medicamentoso. Sempre consulte seu obstetra e seu pediatra quando precisar usar algum medicamento, para que o desmame não ocorra desnecessariamente. Assim, você cuidará da sua saúde e da saúde do seu bebê.

 

Dra. Mariana Nogueira de Paula, mãe da Ana Luísa, Helena e do Miguel.

Pediatra, Gastropediatra e Hepatologista Infantil
Santo André e Grande ABC

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts relacionados

bebê arrotar

Meu bebê precisa arrotar?

O recém-nascido inicia suas primeiras mamadas e a preocupação com o arroto surge logo nos primeiros dias. Será que o bebê realmente precisa arrotar? Leia

miosite

Miosite viral e sinovite transitória

A miosite viral e a sinovite transitória são duas condições ortopédicas súbitas, podem ocorrer em crianças, e causam estranheza e preocupação aos pais. Abaixo, vamos

disquesia do bebê

Disquesia do bebê

A disquesia do bebê é um distúrbio funcional da evacuação, que costuma ocorrer antes dos 9 meses de idade.   O que é a disquesia

giardíase em crianças

Giardíase em crianças

A giardíase em crianças é uma infecção que ocorre no mundo todo, principalmente em regiões com condições sanitárias precárias. A infecção acomete crianças frequentemente, e

Dengue em crianças

Dengue em crianças

Os casos de dengue em crianças aumentaram nos últimos meses no nosso país, e as crianças também são muito afetadas pela doença.   O que